7 curiosidades sobre energia solar que poucos conhecem

Conheça as curiosidades sobre energia solar e fique por dentro do tema mais debatido nos últimos  tempos. Saiba também como ela tem sido usada ao decorrer do mundo em relação às suas aplicações atuais e futuras.

Preparamos um conteúdo voltado para apresentação dos pontos mais importantes sobre a energia solar fotovoltaica. Assim, se esse assunto é de seu interesse, acompanhe agora mesmo através da leitura.

Quais são as principais curiosidades sobre energia solar?

O mercado de energia solar disparou nos últimos tempos, no entanto, nem todo mundo entende quais são as particularidades e como funciona.

Você quer saber ainda mais das curiosidades sobre a energia solar? Acompanhe!

1 – funciona nos dias nublados e noites 

Ao contrário do que muitos pensam, a energia solar fotovoltaica funciona durante todo o dias, assim como nos dias nublados.

A energia é captada através da luz, assim em seguida é distribuída e armazenada. Com isso, se torna possível o uso durante a noite.

Em relação aos dias fechados ou nublados, é possível também gerar energia para usar. No entanto, é importante deixar claro que a energia será produzida em uma escala reduzida. 

Portanto, pensando em dias como esse, é importante contar com um profissional para realizar o seu projeto evitando falhas por falta de energia.

2 – O calor não é a fonte da energia, e sim a luz!

De fato, essa é uma das maiores curiosidades sobre energia solar, principalmente para quem entende nada ou muito pouco do assunto.

Muitas pessoas pensam que a energia solar tem como fonte o calor, por isso é importante explicar como funciona. 

Como já abordamos anteriormente, os dias nublados permitem a geração de energia, pois a fonte não é o calor, e sim a luz. Assim, como nos dias de sol temos mais luz, a escala de produção é bem maior. 

Portanto, fica claro que mesmo em dias frios é possível a produção, mesmo com escala reduzida se o tempo estiver nublado, pois não é o calor que gera energia, e sim a luz.

3 – O Brasil lidera como país com maior potencial para gerar energia solar

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem potencial de gerar até 15 trilhões de megawatts por ano.

Em resumo, é um valor equivalente em até quatro vezes maior do que a produção de uma usina hidrelétrica no período de um ano.

No entanto, infelizmente esses dados representam o potencial e não a produção atual. Apesar de representar uma economia financeira de até 95% para os consumidores.

4 – Em potencial instalado, a China é líder no mundo

Dados divulgados mostram que a China consegue produzir 205.072 megawatts anualmente, essas informações foram divulgadas por dados de 2019 da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês). 

No top três temos: 

  • 1° Japão;
  • Estados Unidos; 
  • 16° Brasil;

5 – Transportes que utilizam energia solar

Muitos imaginavam carros voadores em 2022, mas no entanto não é uma realidade tão presente como o uso da energia solar fotovoltaica

Planos para projetos de carros, motos e demais transportes futuramente já anulam o uso de combustíveis visando a energia solar. 

Experimentos já foram feitos nos demais transportes, incluindo barcos e aviões. Além disso, estão em constante estudo para um presente bem próximo onde a opção seja viável economicamente. 

6 – Paisagismo fonte de energia solar

Fora do papel, em Singapura há um projeto de paisagismo um pouco diferente dos demais ao redor do mundo. 

De longe tudo normal, a fundo, trata-se de árvores artificiais com cerca de 25 até 50 metros.

Elas foram nomeadas “superárvores”, o diferencial delas é que sua estrutura possui células solares. 

Nesse sentido, são fontes geradoras de energia elétrica e contabilizam 18 unidades que possuem uma alta capacidade de produção.

O intuito da ideia é que cada vez mais projetos de paisagismo utilizem as células solares para um maior aproveitamento da energia solar fotovoltaica.

7 – durabilidade da vida útil dos painéis solares

Uma das maiores curiosidades sobre energia solar que impedem muitas pessoas de investir é o pouco conhecimento acerca dos painéis solares

A pouca informação faz com que muitos acreditem que as placas possam queimar em contato com a chuva ou até mesmo soltar com ventos.

As placas instaladas corretamente são firmes e altamente resistentes a chuvas e demais fatores climáticos. Além disso, a vida útil delas são previstas com durabilidade de até 30 anos.

Considerações finais

A energia solar é um dos temas mais debatidos assim com a energia fotovoltaica. O debate é justamente acerca dos benefícios ao meio ambiente e economia que essa fonte elétrica oferece.

Para entender como você pode se beneficiar com o uso, consulte um profissional para avaliação e orçamento. 

Por fim, para esses e outros assuntos, acompanhe o nosso site e saiba como a Provenner pode te ajudar para uma construção ainda mais sustentável.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima