Fatores positivos da energia solar: imperdível!

A energia solar é uma energia renovável e que tem se popularizado em diversas famílias por ser uma fonte de energia elétrica com vários fatores benéficos. A exemplo, não agredir o meio ambiente e ainda resulta em economia para o local instalado.

São muitos os pontos positivos da energia solar, por isso, esse tipo de instalação está crescendo exponencialmente.

E no Brasil, o interesse por energia renovável tem chegado a 93% do interesse de toda população, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE.

É importante esclarecer todos os benefícios da energia solar e também as limitações antes de instalar. Para descobrir leia este artigo completo.

Tenha uma boa leitura!

O que é fonte de energia renovável?

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são inesgotáveis e que são fontes para a transformação em energia elétrica.

Vale a pena ressaltar que existem recursos naturais que não são renováveis como o petróleo, gás natural, xisto, carvão e urânio. 

Segue alguns exemplos de recursos naturais que são fontes de energia renovável pois, os recursos naturais não se esgotam, como:

  • Sol, que é a fonte de energia solar;
  • Ventos, que geram energia eólica;
  • Temperatura da Terra que gera energia geotérmica;
  • Marés que produzem energia maremotriz;
  • Biomassa que gera a combustão;
  • Água, que gera energia hídrica.

Mas, estes recursos naturais dependem de condições climáticas e outros fatores como matéria orgânica ( restos de animais e vegetais), presença de rios e mares na região. 

A energia renovável, atualmente, corresponde a aproximadamente 14% da matriz de energia elétrica  mundial, de acordo com a ege. E o Brasil tem se destacado apresentando um percentual superior a 50% de sua matriz elétrica representado por energias renováveis, de acordo com o site oficial do governo.

Já, em 2022, esta matriz saltou no crescimento da energia solar de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Confira a citação:

O forte crescimento da geração solar está relacionado com o aumento previsto de mais de 80% da capacidade instalada de geração distribuída solar (GD) em 2022, correspondendo a um avanço de mais de 7 GW, podendo alcançar 16 GW no final do ano. A capacidade instalada de geração solar centralizada (não GD) também apresenta forte crescimento, aumentando mais de 50% no ano, podendo alcançar mais de 7 GW. 

 Ministério de Minas e Energia

E na verdade, 2022 o Brasil ultrapassou a marca de 22 GW de energia solar na matriz elétrica, e prevê ultrapassar a energia eólica, conforme CNN.

Venha fazer parte deste crescimento, invista em energia solar em seu imóvel!

O que é energia solar?

A energia solar é a energia renovável que tem o sol como fonte, e através de vários sistemas distintos transforma a radiação em energia elétrica.

É uma energia que possui baixo impacto ambiental, uma fonte limpa e abundante e que hoje representa mais de 2,0% da produção de energia elétrica no Brasil. 

Os processos de captação de energia solar mais comuns são: 

  • Energia Heliotérmica;
  • Aquecedores solares;
  • e Energia Fotovoltaica.

Sendo que a principal diferença nestes métodos está no processo de captação do calor e transformação em energia elétrica.

O método que mais se destaca é a energia solar fotovoltaica, pois este pode ser instalado em imóveis residenciais, comerciais, hospitalares, de escolas etc.

E este sistema não necessita de áreas grandes, o projeto de instalação é personalizado de acordo com a área do imóvel que mais recebe calor e Luz do sol.

Além, de observar inclinação do sol, a instalação produz excedente de energia e traz abatimento na conta de energia elétrica convencional. Juntamente, pode ser armazenado e enviado para lugares remotos.

Para realizar seu projeto entre em contato com nossa equipe.

O que são painéis solares?

Os painéis solares fotovoltaicos são os principais elementos do sistema de Energia Solar Fotovoltaica, estas captam a luz e o calor do Sol para transformar a radiação em energia elétrica.

Esses painéis solares são compostos por várias células solares (também chamadas de células fotovoltaicas),  conectadas em série. Estas células são feitas de silício cristalino e outro elemento semicondutor que pode variar, juntos atuam como condutores dentro do sistema. Porém, as placas mais eficazes são compostas por silício purificado monocristalino unido a outro elemento condutor de qualidade, entregando uma melhor performance na captação e condução da energia..

Cada célula tem uma camada positiva e uma negativa, que compõem o campo elétrico. Quando as partículas de luz atingem as placas, elas liberam elétrons (cargas negativas) que se movimentam dentro do circuito, gerando uma tensão elétrica que é captada pelo circuito interno do painel solar.

Para facilitar a compreensão, segue o esquema ilustrativo abaixo:

  1. Os painéis/módulos captam a energia do sol e transformam em energia elétrica contínua (C.C.);
  2. E através do silício que contém nas placas que é um excelente condutor,  transfere a energia elétrica contínua para o inversor;
  3. No inversor, a energia contínua é transformada em energia alternada (C.A.), que é ideal para uso de eletrodomésticos e eletrônicos, e distribui para o imóvel.
  4. Esta segue para o quadro elétrico que distribui para a residência. E o restante que não é consumido, o quadro envia para o Medidor Bidirecional. 
  5. Toda carga excedente que abastece o Medidor Bidirecional é injetada na rede da concessionária de energia elétrica, gerando créditos nas contas de consumo.  

Para gerar energia suficiente para abastecer todo o imóvel,  é preciso de um conjunto de placas combinadas para captar energia  suficiente.

Daí a grande importância em realizar o  projeto em uma empresa de credibilidade e respeito. Se deseja mais conhecimentos ou ainda receber atendimento, acesse e faça seu orçamento.

No ano de 2019, foi instalado no Edifício do Ministério da Defesa, em Brasília. E a previsão é de que esta opção de aplicar placas de energia solar fotovoltaica no espaço do Ministério supra 40% do consumo de energia elétrica de todo o edifício.

A energia solar apresenta muitos fatores positivos?

A energia solar tem crescido muito no Brasil pois apresenta vários fatores positivos, a começar pela característica de não emitir poluentes na atmosfera terrestre, sendo uma energia limpa. 

Tanto para usina de energia solar ou para uso doméstico e comercial, é uma opção que não necessita de grandes áreas, ocupa espaços reduzidos.

No caso da Energia Solar Fotovoltaica, o principal espaço é o utilizado para as placas que captam a luz do sol.

Além, do fato de ser uma energia renovável, de uma fonte abundante e inesgotável. Algumas desvantagens da energia solar e que já apresentam soluções interessantes são:

  • Alto custo do kit e instalação da mesma, mas atualmente o valor apresentou redução, devido ao avanço tecnológico. E também as facilidades para pagamento por meio de Instituições Bancárias que fazem o financiamento.
  • Variação das condições climáticas, apesar das variações, o Brasil por ser um país tropical, as estações quentes predominam.
  • Dificuldade de armazenamento: O excedente de energia solar consumida pelo imóvel libera créditos na concessionária de energia, que duram até 5 anos. E, também, com a bateria que armazena energia (sistema off e híbrido).

Lista com os fatores positivos da energia solar

Para facilitar o conhecimento, segue lista com os pontos positivos da energia solar:

  • É uma fonte gratuita e renovável;
  • Não polui, é limpa e sustentável;
  • Sistema de energia solar fotovoltaico, têm vida útil de aproximadamente 25 anos;
  • Economia aproximada de 95% no valor da conta;
  • Redução dos valores dos equipamentos do sistema de energia solar;
  • Ocupa pouco espaço para instalar;
  • Energia alternativa mediante a possibilidade do esgotamento do recurso natural Petróleo;
  • Valorização do imóvel;
  • Investimento garantido, recuperando o valor investido em economia na conta, entre 04 a 06 anos;
  • Rapidez da instalação;
  • Baixo custo de manutenção, e necessidade mínima da mesma;
  • As Placas são resistentes a intempéries;
  • Equipamento de energia solar é reciclável;
  • Pode ser utilizado em regiões isoladas de rede elétrica;
  • Energia solar fotovoltaica é o sistema de melhor custo benefício de autogeração de energia.

Conclusão

Enfim, após tantos benefícios é importante buscar uma empresa de credibilidade, com equipe profissional e atendimento especializado.

E para tal, a melhor escolha é a Provenner Engenharia!


Gostou do conteúdo? Compartilhe e leia também:

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima