Energia solar para pequenas e médias empresas

O setor de energia solar vem crescendo cada vez mais no Brasil. Estima-se que 17,99% das empresas de comércio e de serviço utilizam energia solar fotovoltaica. Atualmente, no mundo, há uma busca por matrizes energéticas renováveis e nosso país está investindo cada vez mais neste campo.

Será que a utilização de energia solar para pequenas e médias empresas traz economia? É uma questão a ser discutida. O fato é que há uma busca por empresas verdes, que sejam sustentáveis e o empresário mais atento aos gostos dos consumidores não quer ficar de fora dessa.

Para a indústria, a utilização de energia solar possibilita gerar uma grande economia de luz no final do mês. Elas costumam fazer um grande investimento e, ao longo prazo, geram um retorno exponencial. E quanto às pequenas e médias empresas? Quais benefícios elas podem ter na troca da matriz energética?

Quais as vantagens da energia solar para as empresas?

As pequenas e médias empresas podem reduzir seus gastos com impostos. Os tributos que envolvem o uso de energia elétrica chegam a 56% do valor total da conta de energia. Com uma fonte de energia própria, há uma grande economia no final do mês.

Como a sociedade valoriza cada vez mais as empresas sustentáveis, o uso de energia solar valoriza a marca. Estes empreendimentos ganham um selo ou uma certificação de sustentabilidade, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Dessa maneira, elas atraem clientes gerando uma maior credibilidade.

Os custos com manutenção são menores. Com apenas um trabalhador é possível limpar os painéis solares com água e sabão. É um processo fácil, simples e barato. A frequência de limpeza dos painéis varia de acordo com ambiente em que se encontram instalados.

A instalação de painéis fotovoltaicos está cada dia mais barata. No entanto, ainda é um investimento de longo prazo. Mas pode ser uma boa ideia para o empreendedor, visto que há instituições financeiras que incentivam o uso de energia solar através de financiamentos com condições especiais.

Por que colocar energia solar na minha empresa?

Como todo investimento é preciso que se estime o retorno sobre o mesmo. O uso de energia solar por pequenas e médias empresas possui um retorno mais rápido do que em residências.

Após o prazo, a empresa já economizou com energia elétrica o suficiente para quitar o investimento inicial. Quanto maior é o consumo de energia, maior é o custo benefício da instalação de equipamentos fotovoltaicos.

O sistema de energia solar possui uma vida útil de 20 a 25 anos, portanto é um investimento que vale a pena, pois constitui uma economia, além de ser uma boa propaganda para os negócios.

A economia de energia gera um aumento no lucro e no capital de giro da empresa. Há uma redução nas contas de luz do final do mês, o que permite que o empreendedor possa alocar os recursos em outros departamentos. A energia solar abre a possibilidade de a empresa investir no seu crescimento organizacional.

Como o governo pode ajudar a mudar no cenário de energia solar?

Existem incentivos do governo que podem ajudar as empresas a fazer um investimento neste tipo de tecnologia. Eles estão focados na carga tributária. Os custos operacionais podem ser reduzidos, há um desconto de 50% na Taxa de Uso dos Sistemas de Transmissão além da Taxa de Uso dos Sistemas de Distribuição.

Utilizar a energia solar é uma forma de gerar economia e de aproveitar os incentivos públicos e privados do setor. A empresa fica mais competitiva no mercado e passa a ter um relacionamento mais positivo com o governo.

Em 2015 foi protocolada a criação do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia elétrica, o ProGD, que procurou estimular a geração distribuída no país. Comércios, indústrias e residências foram beneficiados pelo programa. Houve também uma redução no ICMS para as empresas.

O governo precisa incentivar a utilização de matrizes de energia renovável com a criação de novos programas. é importante que o país seja uma referência internacional na utilização destes tipos de tecnologia.

Recebendo incentivo ou não do governo, o fato é que a utilização da energia solar abre novas possibilidades para as empresas. Além de participar da chamada economia verde, elas têm a possibilidade de aumentar seus lucros e gerar uma grande economia.

Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento para começar a economia de energia.

Conclusão

A energia solar é renovável e infinita. Com o passar dos anos é possível que o custo de instalação do equipamento fique mais barato. Isso possibilitará a empresas de médio e pequeno porte investir neste tipo de tecnologia.

O Brasil é um país com um alto potencial energético e é importante para o mundo se tornar mais sustentável. Afinal, as matrizes energéticas não renováveis são altamente poluidoras e seu custo é alto.

As pequenas e médias empresas podem ter acesso à tecnologia verde e ganhar pontos com seus clientes, que estão cada vez mais à procura desse tipo de postura, buscando um mundo ecologicamente correto.

É importante que o governo crie programas que incentivem o uso da energia solar no país, diminuindo os impostos e criando linhas de crédito destinadas às empresas sustentáveis.

O aquecimento global é uma constante preocupação para a maioria dos países.  Tecnologias como as da energia solar devem ser utilizadas para reverter esta situação. Há uma urgência global para tratar do assunto.

Felizmente, é provável que haja um aumento considerável na utilização das tecnologias fotovoltaicas, possibilitando um menor custo na sua implementação e facilitando o uso de energias renováveis por empresas de todos os portes. O Brasil precisa mudar a sua perspectiva e investir em energias limpas.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima