Como armazenar energia solar fotovoltaica?

Hoje em dia, muito tem se falado a respeito da energia solar e do quanto ela é capaz de surtir efeitos positivos na vida das pessoas. No entanto, antes mesmo de fazer o investimento, é necessário retirar todas as dúvidas. Dentre todas, armazenar energia solar é uma das principais questões.

Afinal de contas, nos dias em que você gerar mais energia do que o necessário, será que há uma forma de armazenar ou essa essa energia apenas “se perde”? Há como manter guardada para utilizar em dias em que a produção for menor, por exemplo?

Com certeza essa é uma das principais dúvidas, a qual é essencial obter conhecimento a respeito. Mesmo porque, dessa forma, você se sente mais seguro e não há margens para se arrepender. Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre como armazenar energia solar. Confira.

Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

A energia solar é um tipo de energia sustentável e limpa e, dentre as suas vantagens, com certeza a que mais se destaca é o fato de ser ambientalmente correta, além de ser boa para a economia. Afinal de contas, trata-se de uma energia muito mais barata que as tradicionais.

No entanto, não há como negar que a energia solar fotovoltaica não é a mais fácil de se armazenar, mesmo porque requer uma estrutura mais eficiente. Como o sol é a base para o funcionamento, só é possível captar durante o dia. Portanto, é necessário armazenar energia solar.

E a realidade é que os sistemas de energia solar fotovoltaica são muito promissoras no Brasil. Mas, para poder armazenar, é preciso redes de transmissão, as quais podem não ser tão eficazes, em especial se partir do princípio que o maior consumo de energia é durante a noite.

Como armazenar energia solar?

Para que seja possível armazenar energia solar, é necessário um procedimento que outras energias também usam: as baterias. Em especial no sistema fotovoltaico, elas devem possuir três componentes, sendo eles os seguintes:

  • Placas solares;
  • Controladores de carga;
  • Inversores e baterias.

Assim que se capta a luz solar, deve-se transformá-la em energia térmica ou elétrica. A energia solar fotovoltaica vai produzir energia elétrica que, posteriormente, poderá ser armazenada. Dessa forma, o consumo pode ser feito durante a noite ou mesmo em dias nublados.

Como devem ser as baterias?

Para poder armazenar energia solar, como você pode notar, precisar se utilizar de baterias, mas como são elas? Será que é possível utilizar uma bateria automotiva, por exemplo? Na verdade, não. Deve-se ter uma bateria exclusiva.

As baterias de chumbo-ácido e níquel-cádmio foram as primeiras para esse objetivo. No entanto, hoje em dia há vários outros tipos, como a de íons de lítio, por exemplo. Cada uma possui suas próprias características, e é importante optar por aquela que é mais adequada ao seu projeto.

Fora isso, nesse caso, as baterias devem ter a função de apenas acumular energia, e não a de fornecer. Elas devem fomentar sistemas como o Off-Grid, o qual não é dependente por inteiro da rede de transmissão elétrica.

Quais baterias devo usar para armazenar energia solar?

Na verdade, isso pode depender de acordo com o seu projeto. Mas, no geral, as baterias mais recomendadas para armazenar energia solar, em sistemas fotovoltaicos, são as baterias estacionárias, já que possuem melhores características.

No entanto, também pode-se abrir espaço para as baterias seladas, as quais são uma derivação das estacionárias, mas que é possível fazer o transporte sem grandes riscos. Elas são as mais comuns devido ao fato de a sua função de sobrecarga de energia elétrica ser moderada, em longos períodos.

Fora isso, a sua durabilidade é ideal para sustentar sistemas que possam armazenar energia solar. Contudo, é válido salientar que é sempre importante fazer o cálculo para mais, já que dessa forma evita a falta de energia.

O que é o sistema Off-Grid?

Em suma, nos sistemas off-grid, não há qualquer auxílio de redes de transmissão locais, isto é, elas são independentes, motivo pelo qual elas precisam estar bem abastecidas com o excedente de energia. É bem semelhante a um nobreak, na verdade.

Depois que há queda de energia, ainda assim mantém enviando cargas elétricas, sem que se perca a eficiência e qualidade na entrega de energia. Então, o off-grid para uso residencial não apenas vai reduzir a conta de luz, como também vai fazer com que ela sequer exista.

E, ao falar de armazenar energia solar, também não podemos deixar de falar do uso da energia para bombeamento solar. Nesse caso, na grande maioria das vezes, também fazem parte do sistema off-grid, haja vista a independência que ele é capaz de oferecer.

E o sistema on-grid?

No caso do sistema on-grid, ele tem como base a mesma funcionalidade do anterior. Ou seja, também se utiliza de uma bateria. No entanto, nesse caso, ele não tem um sistema independente, haja vista que é ligado com a rede de transmissão elétrica.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima