Energia renovável no Brasil: tudo que você precisa saber

Energia renovável no Brasil está crescendo cada dia mais, isso porque essas fontes geram menos impactos ambientais negativos.

Assim, muitas pessoas estão aderindo a essas novas tecnologias com objetivo de ajudar o meio-ambiente e principalmente desfrutar das vantagens oferecidas. 

Nesse sentido, vale informar que as fontes renováveis de energia são aquelas obtidas através dos recursos naturais e estão sempre disponíveis para utilização.

Por exemplo, a energia solar que é proveniente do sol, energia eólica obtida através dos ventos, energia hídrica através dos rios, entre outras.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, assim como os principais tipos de energias, vantagens e outras informações sobre a energia renovável no Brasil, continue lendo este artigo e saiba mais!

O que é fonte de energia renovável no Brasil?

As fontes renováveis de energia são aquelas em que estão sempre se renovando na natureza, disponíveis para a utilização e correm poucos riscos de se esgotar.

Por exemplo, a luz e o calor do sol, os ventos, a água dos rios, matéria orgânica e o calor interior da Terra.

Nesse sentido, a utilização dessas fontes para gerar energia causa menos desastres ambientais, pois é uma alternativa limpa às fontes de combustíveis fósseis.

Assim, a emissão de gases efeito estufa diminui e o meio-ambiente agradece.

Então, as pessoas que desejarem utilizar as energias renováveis poderão utilizar de diversas fontes. Assim, deverão escolher o recurso que for mais indicado para a sua região e que trará mais benefícios e vantagens. 

O que é energia renovável no brasil?

As energias renováveis são as conhecidas de energia limpa ou alternativas, provenientes de uma fonte que se renova naturalmente, consideradas a energia verde.

Nesse sentido, as energias renováveis são provenientes da natureza e não causam tantos impactos ambientais, reduz o desmatamento, liberação de gases, a contaminação do solo e também da água.

Os principais tipos de energia renovável são: 

  • Solar;
  • Hidráulica 
  • Eólica;
  • Biomassa;
  • Das ondas e dos mares.

Energia solar 

A energia solar é a mais abundante e possui maior disponibilidade em todo planeta. Isso porque é proveniente do sol. 

Nesse sentido, utiliza-se a luz e calor do sol para gerar energia em qualquer lugar do planeta. É possível gerar energia através de dois tipos de tecnologia, a fotovoltaica e a heliotérmica.

  • Energia solar fotovoltaica: transforma a radiação do sol em energia elétrica solar através das células fotovoltaicas, que compõem os módulos fotovoltaicos (placas solares) expostas sob a luz do sol. 
  • Energia solar heliotérmica: utiliza espelhos coletores que refletem a luz do sol a um ponto específico em uma torre central, fazendo com que as altas temperaturas aqueçam materiais específicos que, com a sua vaporização ou expansão, movimentam turbinas que geram energia elétrica.

Leia também: Célula fotovoltaica: Guia completo com tudo o que você precisa saber.

Energia eólica 

A energia eólica é gerada através da força dos ventos, hélices com duas ou três pás são fixadas em torres altas e giram de acordo com a intensidade dos ventos e produzem a energia.

Nesse sentido, vale informar que o estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil.

Energia hídrica 

A energia hídrica é gerada por turbinas instaladas nas barragens hidrelétricas, que ao serem movimentadas pela força das águas dos rios vai gerando a energia.

É a energia renovável mais utilizada no Brasil, correspondendo a 60% da matriz elétrica do país.

Energia de biomassa

É uma energia gerada através da queima de materiais orgânicos, como o álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais e cana-de-açúcar, a mais comum no Brasil.

Energia dos oceanos 

A energia dos oceanos é obtida através das ondas do mar. Vale informar que esse tipo de energia é bastante utilizada no Reino Unido, Japão e Noruega.

Energia renovável no Brasil

De acordo com dados divulgados em 2021, no Brasil a energia renovável mais utilizada era a hidráulica, que correspondia a 65,2%. Entretanto, com a seca que assola o país, o governo vem buscando por novos tipos de fontes de energia. Dentre elas, a energia solar, pois pode ter grande aproveitamento no Brasil.

Nesse sentido, os estados com maior capacidade para instalação de usinas renováveis de energia solar são: Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Ceará, entre outros.

Além disso, o Brasil possui muitos outros recursos naturais para gerar energia, ainda falta investimento nessa área.

VEJA TAMBÉM:

Quais as vantagens da energia renovável no Brasil?

As energias renováveis oferecem ótimas vantagens que são:

  • Não causam efeitos negativos ao meio-ambiente;
  • São facilmente captadas, gerando energia mais barata;
  • Levam eletricidade para regiões e comunidades mais pobres e isoladas;
  • Oferecem mais segurança do que as fontes não renováveis;
  • São abundantes.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre as fontes de energias renováveis ou até instalar energia fotovoltaica em seu comércio, ou residência, entre em contato com a Provenner Energia Solar e obtenha mais informações e as melhores propostas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima