Energia solar limpa e inovadora: saiba mais sobre esta tecnologia

Energia solar limpa e inovadora, porque é a melhor opção?

Atualmente o mundo entendeu a necessidade de se produzir energia limpa através de fontes renováveis e ecológicas. Deste modo, reduzindo impactos ambientais e favorecendo a vida do planeta.

A alta poluição das antigas matrizes energéticas está dando lugar a tecnologias inovadoras que buscam a utilização de energia limpa.

Deste modo, a energia solar, neste sentido, é considerada uma fonte de alta qualidade.

A energia solar limpa e inovadora polui menos, e é uma fonte inesgotável, portanto, vem cada vez mais sendo utilizada em todo o mundo.

Há um interesse na busca de matrizes energéticas limpas que agridem menos o meio ambiente. E para descobrir estas opções sustentáveis preparamos este conteúdo completo.

Boa leitura!

Entre em contato já, e adquira seu sistema de energia solar limpa e inovadora em seu lar ou em seu negócio!

O que é a energia solar limpa e inovadora?

Também chamada de energia solar fotovoltaica, é uma tecnologia que permite a conversão da radiação da luz solar em energia elétrica. Através do sistema de painéis fotovoltaicos.

Ela é transformada, pela ação destes painéis, que capta a energia do sol e transforma em corrente contínua.

Logo, esta é convertida por um inversor em corrente alternada para, assim, poder ser utilizada em residências, empresas e indústrias.

Enfim, neste sistema os painéis fotovoltaicos, os módulos inversores e outros equipamentos elétricos inovadores possuem eficiência em captar os raios solares.

Pode ser utilizado até em períodos nublados, ou a noite, e em dias de chuva.

Entretanto, gera um pouco menos de energia, realizando seu trabalho com pouca incidência de luz solar. Mas, ainda produz mesmo com alterações climáticas.

A energia solar limpa e inovadora pode ser utilizada de diversas maneiras, como no aquecimento da água ou na produção de eletricidade em:

  • iluminação pública;
  • escolas;
  • centro de saúde;
  • hospitais;
  • indústrias;
  • condomínios, entre outros.

Quais as vantagens da energia solar limpa e inovadora

Entre as vantagens de se produzir energia elétrica através dos raios solares, se destacam o fato de ser uma fonte inesgotável de energia.

Além, de ser uma fonte limpa, não poluente, seu equipamento exige pouca manutenção, possui uma tecnologia cada vez mais eficiente e barata.

Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento para começar a economia de energia.

A energia solar limpa e inovadora ainda tem a vantagem de ser utilizada em locais remotos, longe dos grandes centros urbanos. Em áreas rurais sem energia elétrica.

Deste modo, pode ser uma ótima fonte de energia em países tropicais como o Brasil. Devido, a incidência alta de raios solares nestas regiões.

Assim, para realizar a captação só necessita de pequenas extensões de terra para se produzir a energia.

Energia solar limpa e inovadora

Energia solar limpa e inovadora no Brasil

O Brasil é uma região que recebe uma alta incidência solar e, por esta razão, tem um alto potencial energético.

O país também é um grande produtor de silício que é o material utilizado na construção dos painéis solares.

Por ser um país tropical, relativamente próximo da linha do equador, recebe mais raios solares do que por exemplo, os países europeus.

Logo, esse potencial energético de nosso país é enorme, e têm se transformado em um grande produtor de energia solar.

A energia solar fotovoltaica atingiu a geração de 22,3 gigawatts de potência no Brasil no ano de 2022, uma marca histórica para o setor, que poderá ultrapassar a geração eólica no próximo ano.

Trecho retirado de reportagem do G1, sobre as notícias da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica)

Existem cerca de 30 mil geradores de energia fotovoltaica no país, além de 500 mil coletores solares residenciais.

O governo, desde 2010, vem fomentando o setor através de projetos como: o SMILE (Sistema Híbrido com Microturbina para Geração de Eletricidade e Cogeração de Calor na Agroindústria). Estes construíram duas usinas solares interligadas a atividades agroindustriais.

As tecnologias utilizadas nestes tipos de equipamento vêm evoluindo com o tempo e se tornando mais acessíveis.

Com a ajuda do governo incentivando o setor, veremos em breve, o país se desenvolver mais e tomar o seu lugar de potência mundial energética.

Enfim, o Brasil em 2022 ultrapassou o marco de 22 GW de geração de energia solar limpa e inovador. Assim, o país atingiu seu recorde mostrando o seu potencial energético com os diversos tipos de projetos de energia solar instalados e em funcionamento.

Portanto, a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada, seja em residências, em empresas ou em indústrias. Não fique de fora, faça parte deste crescimento!

Energia solar limpa no mundo

O mundo está buscando formas limpas de produção de energia e a solar é uma tecnologia que está a frente devido ao fato de ser uma fonte inesgotável, limpa e barata.

Além disso, ela pode ser aplicada em regiões distantes, inacessíveis, colaborando para o desenvolvimento econômico de forma simples e barata.

Atualmente, há uma grande preocupação sobre as matrizes energéticas em todo o mundo.

A maioria delas são altamente poluidoras, além disso, não são renováveis, podem acabar um dia.

Pensando nisso, tecnologias como a eólica e a solar estão sendo cada vez mais utilizadas buscando assim, agredir menos o meio ambiente.

O país que mais investe em energia solar é a China, que em 2016 foi responsável por cerca de 40% das instalações solares de todo o mundo.

Em seguida vem a Alemanha cuja produção energética foi de 500 Watts por habitante no mesmo ano. 

O Japão, Estados Unidos e a Itália também têm um papel importante neste cenário, investindo cada vez mais em novas tecnologias.

Deste modo, a busca por trocar as suas matrizes energéticas não renováveis pelas renováveis, como a energia solar. Na Itália, por exemplo, 7,8% da produção energética é solar.

Energia solar limpa e inovadora

Conclusão

Enfim, os benefícios da utilização de tecnologias de energia solar fotovoltaicas limpa e inovadora são inúmeros, e por isso o crescimento acelerado.

Entretanto, o custo de produção ainda é oneroso. Porém, a longo prazo é um investimento altamente rentável, econômico, e o melhor, não agride a natureza.

Logo, existem inúmeras oportunidades de financiar o projeto e instalação do sistema em seu imóvel. Conte com a Provenner, uma empresa que fornece excelência no atendimento, na elaboração do projeto e instalação.

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima