Energia solar vantagens e desvantagens

À medida que o tempo passa, maior é o número de pessoas que considera fazer a instalação de energia solar. Afinal de contas, levando em consideração o aumento das taxas nas contas de luz, é necessário tomar alguma atitude para reduzir os custos.

E, ao tocar nesse assunto, logo a grande parte das pessoas pensam em investir em energia solar. Mas será mesmo que vale a pena? Antes mesmo de tomar a sua decisão, é essencial fazer uma pesquisa mais a fundo, a fim de ter a certeza que é a melhor escolha.

Por conta disso, é interessante saber quais são as vantagens e desvantagens da energia solar. Não há como negar que a sua vida útil é um grande benefício. Fora isso, devido ao fato de gerar economia e valorizar o imóvel, são outros pontos que incentivam a fazer esse investimento.

Contudo, ainda assim há necessidade de saber todos os aspectos, inclusive os negativos. Por isso, no decorrer desse artigo, iremos falar com mais detalhes sobre essas questões. Então, sem mais delongas, vamos ao que de fato importa.

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Antes de decidir se vai ou não instalar um sistema fotovoltaico na sua empresa ou residência, é essencial saber todos os prós e contras e até mesmo saber o motivo de a energia solar não só no Brasil, mas em todo o mundo, aumentar tanto.

A energia solar se associa à energia fotovoltaica. Ou seja, uma tecnologia que usa a luz do sol como uma fonte de energia que, por consequência, gera eletricidade. Dentre as suas vantagens, está o fato de ser uma energia renovável, alternativa e limpa.

Fora isso, a energia solar tende a funcionar através da captação da luz do sol, por intermédio de placas solares fotovoltaicas, as quais possuem uma série de vantagens. Mas, de todas elas, uma das que mais chamam a atenção diz respeito à facilidade de manutenção.

E, ainda de acordo com os dados, ela é capaz de gerar uma economia de até 95% na sua conta de luz. Então, ainda que o peso do custo inicial seja algo que incomode bastante, não há como negar que também existem aspectos positivos.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outra coisa na vida, a energia solar também tem os seus usufrutos positivos e negativos. Por isso, levando em consideração o custo inicial, é interessante avaliar todos os aspectos, até mesmo para garantir que vale a pena.

Afinal de contas, não há como negar que o custo para instalar esse sistema não é nem um pouco barato. E ainda que a sua vida útil seja a partir de 25 anos, é preciso considerar se é algo que vale a pena investir, a fim de evitar arrependimentos.

Por conta disso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre o ônus e bônus de investir nesse sistema. Sem mais delongas, confira os tópicos seguintes.

Vantagens da energia solar

Uma das principais vantagens da energia solar é o fato de fazer você ou a sua empresa ter uma economia de até 95% na conta de luz. Fora isso, como a sua vida útil é acima dos 25 anos, se formos fazer as contas, é algo que vale a pena investir.

Inclusive, é interessante salientar que a fácil acessibilidade é uma outra coisa que se deve mencionar. Afinal de contas, mesmo em locais mais remotos é possível fazer esse tipo de instalação. É verdade que os sistemas off-grid tem uma capacidade de armazenamento baixa.

Mas, ainda assim, é algo que vale a pena. E, no geral, o sistema fotovoltaico não ocupa muito espaço, sendo esse um outro motivo pelo qual é interessante cogitar essa alternativa.

Outras vantagens que não podemos deixar de citar diz respeito ao fato de ser uma energia solar que não polui, mas que é renovável, limpa e sustentável, sendo uma ótima energia alternativa ao petróleo. Ou seja, para quem pensa no futuro das próximas gerações, é algo a se considerar.

E por mais que o custo inicial seja de fato alto, a sua manutenção é bem mínima e dificilmente vai precisar de um trabalho muito específico, haja vista que elas são bem resistentes. A sua fácil instalação é outra coisa que chama a atenção.

Desvantagens da Energia Solar

Agora, falando em relação às desvantagens, com certeza a maior delas diz respeito ao fato de ter um custo de aquisição bem alto. Inclusive, esse é o principal fator que impede muitas pessoas ou empresas de fazer esse investimento.

Além disso, outra razão que faz com que algumas pessoas pensem bem antes de fazer esse investimento é devido ao fato de que, durante a noite, não gera qualquer energia. E, por mais que esse seja um sistema inovador, não há grandes contribuições e incentivos.

Hoje em dia, a tecnologia está avançando em um ritmo gigantesco. Tanto que já é possível encontrar opções um pouco mais baratas. No entanto, como não existe muito incentivo, acaba que são poucas as pessoas que se interessam por esse sistema.

Afinal, a Energia Solar Fotovoltaica é uma solução ou um problema?

Apesar das desvantagens, num aparato geral, é possível afirmar que há mais aspectos positivos do que contrários. É verdade que o valor inicial é um dos grandes problemas, no entanto, ao colocar todas as contas na ponta do lápis, chega-se facilmente na conclusão de que vale a pena.

Afinal de contas, um sistema fotovoltaico tende a durar pelo menos 25 anos. E, durante todo esse tempo, a sua casa ou empresa vai economizar 90% da conta de luz. Isso quer dizer que, em mais ou menos sete anos, você já terá o valor gasto em economia.

Além disso, por mais que o sistema não gere energia pela noite, ele tem um armazenamento, o qual pode servir muito bem para essas horas.

Sobre a Provenner

A Provenner é uma empresa inovadora e com uma equipe muito competente. Em razão disso, consegue realizar todos os serviços de acordo com a necessidade do cliente ou daquilo que a situação exigir.

Então, se você está pensando em investir em energia solar, nós somos a melhor opção do mercado!

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima