Energias Renováveis: Principais Fontes

Fontes de energias renováveis derivam de recursos naturais sempre disponíveis.

Com os impactos do aquecimento global, causado pela emissão de gases poluentes de fontes não renováveis, é crucial investir em energias renováveis (energias alternativas).

As fontes renováveis são utilizadas em todo o mundo para energia e para a produção de biocombustíveis. 

Assim, são empregadas em diversas atividades humanas, desde a produção industrial ao setor de transporte. Um exemplo é utilizar a luz do sol para produzir energia elétrica, a chamada energia solar fotovoltaica.

Confira agora as principais fontes renováveis de energia no Brasil e no mundo.

Energias renováveis: Solar Fotovoltaica

Energias renováveis: placa solar fotovoltaíca com uma mão de homem afirmando.

Como antes mencionado, essa energia permite gerar eletricidade através da luz do sol.

Painéis fotovoltaicos utilizam células solares com material semicondutor que transformam os fótons de radiação do sol em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.


Hoje, essa tecnologia é amplamente utilizada em casas e empresas no Brasil no segmento de Geração Distribuída, assim como em projetos de grandes usinas solares para Geração Centralizada, produzindo e distribuindo energia limpa pelo Sistema Interligado Nacional.

Até mesmo na indústria espacial, a energia fotovoltaica é utilizada para alimentar satélites e estações. Nos últimos anos, vem sendo aplicada em veículos elétricos, como carros, barcos e aviões.


Energias renováveis: Solar Térmica


Um sistema térmico capta o calor da radiação do sol através de coletores solares. Esse calor aquece a água armazenada em um reservatório térmico (acumulador solar ou boiler) para uso posterior.

É uma tecnologia bem antiga e utilizada em todo o mundo. No Brasil, a maior parte das instalações de energia solar térmica é feita em residências para o aquecimento da água, substituindo os chuveiros elétricos.

Vale ressaltar que os sistemas de energia solar térmica não geram eletricidade, apenas calor.

 
Energias renováveis: Hídrica

Utiliza a água dos rios para gerar eletricidade. A água em movimento é captada por turbinas e geradores que transformam a energia mecânica em elétrica (hidrelétrica).

Além de gerar energia, a água acumulada nos reservatórios ainda pode ser utilizada para abastecer cidades ou irrigar lavouras.

Energias renováveis: hídrica retirada hidreletrica

É a tecnologia mais madura e difundida de energia renovável, fornecendo eletricidade em mais de 160 países.

Embora permita gerar eletricidade sem a emissão de poluentes, a construção de reservatórios das hidrelétricas apresenta severos impactos ambientais, devido ao alagamento que destrói a fauna e flora local.

A energia hídrica apresenta quase 60% da matriz elétrica do país. Isso se torna um problema em períodos de seca, quando a baixa produção hidrelétrica precisa ser compensada pelas termoelétrica, mais cara e mais poluente. Esse custo extra é repassado ao consumidor por meio das bandeiras tarifárias na conta de luz.

Energias renováveis: Eólica

É a transformação de ventos em energia elétrica por meio de aerogeradores (turbinas eólicas), sendo a fonte de energia renovável que mais cresce no mundo.

As hélices da turbina giram conforme a força dos ventos. Essa força de rotação gera energia mecânica, que é enviada ao gerador elétrico para a produção de eletricidade.


Um aerogerador moderno pode ultrapassar 200 metros de comprimento, com hélices maiores do que as asas de um avião.

É considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável, sendo utilizada especialmente em parques eólicos, que podem ser instalados em terra (onshore) ou no mar (offshore).

No Brasil, a capacidade de energia eólica instalada vem crescendo, especialmente no Nordeste. É a segunda maior fonte renovável na matriz elétrica do país.

Biomassa

Produz calor e eletricidade por meio da queima direta de materiais orgânicos (resíduos vegetais e animais) ou dos gases liberados por sua decomposição, além de produzir biocombustíveis, como o etanol.

É uma das fontes energéticas renováveis mais antigas utilizadas pelo homem, que desde as primeiras civilizações já queimava lenha para cozinhar alimentos e gerar calor durante o frio.

Embora a queima de matéria orgânica produza CO2, este é absorvido pela fotossíntese de plantas durante seu crescimento.


Geotérmica

Oriunda do calor produzido na camada interior da Terra (Manto), o qual pode ser utilizado para aquecer casas e empresas, ou gerar eletricidade através de centrais geotérmicas.

Em regiões de alta atividade vulcânica ou encontros de placas tectônicas, esse calor é mais próximo da superfície terrestre e aquece o lençol freático, gerando água quente e vapor que podem brotar do solo.

Usinas geotérmicas utilizam dutos inseridos no solo para captar esse vapor natural, o qual é direcionado à turbinas e geradores de energia mecânica e elétrica.

Recursos Renováveis no Brasil



Contamos com abundância de recursos renováveis que compõem grande parte da matriz energética.

Embora a produção ainda seja feita em maioria por fontes não renováveis, as fontes renováveis no Brasil ainda são maiores se comparada ao resto do mundo.

Além do menor impacto ambiental, o cenário é altamente favorável se pensamos na escassez dos recursos não renováveis, como carvão e petróleo, que podem se esgotar no futuro.

Ao contrário das fontes renováveis, possivelmente inesgotáveis, como a energia solar e eólica.

Apesar de seu potencial a ser explorado, quando se compara as energias solar e eólica ao seu potencial de aproveitamento.

Elas ainda não são largamente exploradas no Brasil e no mundo, devido à falta de interesse ou de incentivos por parte dos países e de suas tecnologias pouco desenvolvidas.


Gere sua própria energia através de fontes renováveis

Já pensou em produzir sua própria energia a partir da luz do sol e economizar na conta de luz?

A Provenner Engenharia é uma empresa inovadora, com uma equipe competente, engajada e multidisciplinar, que vai se empenhar para que seu sonho seja realizado de forma eficiente e com o melhor custo-benefício.

Faça agora seu orçamento!

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima