Micro Inversor solar: funcionamento, vantagens e desvantagens

Você sabe o que é micro inversor solar? A verdade é que esse aparelho vem se tornando cada vez mais comum, haja vista que ele é capaz de trazer uma série de benefícios e vantagens para o seu projeto.

No entanto, é comum se perguntar se realmente vale a pena o investimento.

Ele tem se tornado cada vez mais comum em sistemas de energia solar fotovoltaica, o qual cumpre a mesma função do inversor string.

Ou seja, converte a energia que as placas geram em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Sendo assim, não há como negar que ele é capaz de trazer uma série de vantagens para o seu projeto.

No entanto, a fim de fazer com que você tenha a certeza que esse investimento vale a pena, é preciso conhecer todos os detalhes a respeito desse assunto. Então, não deixe de conferir o artigo completo.

Boa leitura!

NÃO PERCA TEMPO!

Deixe seu contato e nossos especialistas em energia solar da PROVENNER, faremos contato com você!

O que é um micro inversor solar?

micro inversor solar instalado nas barras metálicas e ligado nos painéis solares fotovoltaicas

Em suma, o micro inversor solar possui a mesma função de um inversor string, apenas com a diferença de que ele é um equipamento muito menor, mas que é capaz de suportar sistemas mais modulares.

É devido a essas características que ele pode fazer um “tratamento individualizado” nos módulos. Como assim?

É simples. Enquanto o inversor string precisa ser instalado distante do arranjo fotovoltaico e cobre diversos painéis solares.

O micro inversor solar precisa apenas ser ligado atrás dos painéis, além de atender um conjunto menor, de no máximo 4 unidades.

Isso acaba trazendo alguns benefícios, o que torna o micro inversor solar uma boa alternativa para diversos projetos, desde os pequenos até os de grande porte.

Uma das vantagens está no fato de obter melhor custo-benefício e ampliar o aproveitamento do potencial energético.

Como funciona um micro inversor solar?

Certo, você já entendeu o que é esse sistema, mas como ele funciona?

Em suma, a função dele é converter a energia solar que as placas produzem de Corrente Contínua (cc) para Corrente Alternada.

Sendo, esta última a corrente que se utiliza em eletro e eletrônicos em casas e imóveis comerciais.

micro inversor conectado em placas individualmente

Esse procedimento é necessário para que o sistema de energia solar possa injetar a energia elétrica que é mais apropriada para a rede local. E, assim, trabalhar de forma integrada a ela.

Ou seja, ele deve “purificar” a energia solar, a fim de que seja possível utilizá-la em eletrodomésticos, por exemplo.

Mas, no caso do micro invasor solar, a grande diferença é que a energia de cada painel se transforma diretamente de CC em CA, antes mesmo de se juntar com a energia dos outros painéis solares, o que traz diversas vantagens.

Como surgiu o micro inversor solar?

Imagem de um micro inversor solar com placas fotovoltaicas

É interessante entender um pouco da história do micro inversor solar. Mesmo porque, o que poucas pessoas sabem é que, de início, o intuito desse aparelho era de transformar painéis solares em geradores de Corrente Alternada (CA).

Isto é, o objetivo era que cada painel solar já tivesse um micro inversor instalado em si. Dessa forma, ele poderia enviar energia já em Corrente Alternada, sem que houvesse a necessidade de ter um inversor maior que tivesse de centralizar a operação.

Devido a esse fato, eles foram feitos com vida útil maior do que a dos inversores comuns. Mesmo porque não faria sentido ter uma placa solar fotovoltaica que tivesse vida útil de 30 anos ligada a um inversor com vida útil de 10.

Qual a diferença do micro inversor e do inversor comum?

Primeiramente, a grande diferença entre um e outro, esta no tamanho pois o inversor comum é bem maior.

Os dois possuem tecnologia MPPT(rastreamento do ponto de máxima potência). Sendo que o inversor comum precisa de caixa de proteção.

O micro inversor é mais fácil de instalação, e tem independência na instalação junto aos painéis. Como mostra na imagem abaixo, se houver uma sombra, altera somente a placa que está conectada a este.

Já, no inversor string, uma sombra reduz a energia de todas as placas, porque a ligação é de todas as placas em uma barra de ferro única. Veja na ilustração abaixo a representação:

Ademais, os inversores string tendem a ser maiores devido ao fato de ter potência superior às dos micro inversores solares. Pois, condensam toda a energia de várias placas em um mesmo equipamento.

Uma vez que, a sua aplicação mais comum procura atender uma única “string” ou “série” de painéis, a qual é composta por várias placas solares fotovoltaicas.

Agora, no caso do micro inversor solar, tal como o próprio nome indica, ele tem uma potência menor do que a grande maioria dos string. Porque é ligado individualmente, e confere uma estética mais bonita, visualmente.

inversor string  x micro inversor

Os micro inversores ficam quase invisíveis quando ligados as placas individualmente. Além, de quando for necessário expansão, a homologação nos micro é mais fácil e possível.

O que difere dos inversores comuns. Além, da proteção intríseca dos dois, a proteção de ações com água e maresias nos microinversores é muito maior do que os inversores comuns.

Então, é isso o que mais os diferencia.

Quais são as vantagens dos micro inversores?

A verdade é que eles podem ter muito mais vantagens do que a grande parte dos que são comuns. Dentre alguns benefícios, podemos citar os seguintes:

  • Otimização de energia;
  • Distribuição de MPPTs;
  • Maior segurança na hora de instalar;
  • Flexível;
  • Perdas menores na geração de energia;
  • Vida útil maior.
  • Garantia;
  • Tamanho e peso;
  • Monitoramento remoto individualizado etc.

Solicite já seu sistema fotovoltaico completo ou somente o micro inversor, em nosso whatsApp:

Desvantagens do micro inversor solar

Em relação às desvantagens, elas não são muitas, mas existem. Dentre as principais delas, as que podemos citar são as seguintes:

  • Redução da eficiência com o desgaste dos painéis solares, ao longo dos anos;
  • Preço, apesar da diferença ser compensada por não precisar de string-box (caixa de proteção).

Onde comprar micro inversor solar?

Para ter a certeza de obter um produto de qualidade e que lhe ofereça todos os benefícios, é essencial adquirir de uma empresa de procedência.

Logo, por essa razão que a Provenner é a melhor alternativa. Porque somos capazes de oferecer exatamente aquilo que o seu projeto requer.

Com experiência, bons materiais e equipe capacitada.

Gostou do conteúdo? Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima