Recursos energéticos: o que são?

Os recursos energéticos movimentam todo o mundo, no aspecto das produções, transportes e muito mais.

E, em tempos em que as mudanças climáticas estão presentes no cotidiano, entender o que são e, ainda, as fontes de energia que contribuem com o meio ambiente. Além, da possibilidade de ter um alívio nas finanças, pois o custo de vida está cada vez mais caro.

Por isso, se você deseja conhecer mais sobre energias renováveis, está no lugar certo! Pois, vamos te falar sobre o que são os recursos energéticos, o seu uso, exemplos e ricas informações.

Acompanhe o nosso conteúdo!

O que são os recursos energéticos?

Recursos energéticos

Os recursos energéticos são definidos como fontes de energia que podem ser tanto artificiais como naturais.

A partir deles, a sociedade faz a produção de energia seja elétrica, para deslocamento dos veículos ou para ter calor.

As fontes podem fornecer energia limpa ou energia que traz algum tipo de impacto ao meio ambiente. No entanto, atualmente é fundamental buscar fontes renováveis a fim de contribuir com o meio ambiente.

SE DESEJA INSTALAR UMA FONTE RENOVÁVEL, LIMPA E QUE IRÁ ECONOMIZAR ENERGIA EM SUA CASA, FALE COM NOSSA EQUIPE JÁ!

Como os recursos energéticos são utilizados?

A utilização dos diferentes recursos energéticos tem a função de criar calor, de ser combustível ou de gerar eletricidade. No mundo inteiro, as fontes não renováveis são as mais utilizadas.

Entretanto, de acordo com acompanhamento de pesquisas feitas pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), de 2020 para 2022 o Brasil tem ampliado exponencialmente o uso dos recursos renováveis.

O país está em 82,9% de crescimento dos recursos renováveis em comparação a 2020, enquanto no mundo está a 28,6%. O que mostra que estamos atentos em investir em energia limpa e sustentável.

COMPARATIVO DE ENERGIA 2020-2022

Apesar de que, a água é ainda um dos principais recursos energéticos utilizados como fonte de energia elétrica no país. Esta tem o poder de fazer com que as turbinas de uma usina hidrelétrica se movimentem e com isso gera a energia.

O petróleo é o principal combustível no país e no mundo. Ele é transformado em gasolina e ao ser utilizado em diversos meios de transportes.

Além desses, o terceiro mais utilizado é o gás natural e o carvão, que são utilizados como combustível para veículos e indústrias.

São exemplos de recursos naturais energéticos?

É possível definir os recursos naturais como elementos que estão presentes na natureza, mas são retirados com o objetivo de atender as demandas dos seres humanos.

E também, no desenvolvimento das mais variadas atividades de produção e transporte.

Os recursos naturais energéticos podem estar presentes:

  • Na produção dos alimentos;
  • Na produção de matéria-prima;
  • Geração de energia.

Tudo isso, porque a presença deles no cotidiano faz com que as pessoas consigam sobreviver e obter conforto.

A Provenner Energia Solar oferece projetos, equipamentos e manutenção em energia solar. Solicite o serviço abaixo!

Lista de recurso energético renovável

Como o próprio nome já diz, o recurso energético renovável é aquele que tem como premissa o fato de ser inesgotável. Entre os exemplos mais conhecidos estão:

  • Energia solar;
  • Energia eólica;
  • Energia hidráulica;
  • Biomassa;
  • Energia geotérmica;
  • Energia oceânica.

Recurso energético não-renovável

recursos energéticos não renováveis

Por sua vez, os recursos energéticos que não se renovam chegarão ao fim e as suas reservas não serão recuperadas. Normalmente, esse recurso é originado em minerais dos fósseis.

Alguns dos recursos energéticos são:

  • Petróleo;
  • Gás natural;
  • Carvão Mineral.

Matriz energética

Além de conhecer a respeito dos recursos energéticos e como eles podem contribuir na escolha dos tipos de painéis solares, entender a respeito da matriz energética é importante para aqueles que estão querendo saber como preparar casa para energia solar.

A matriz energética nada mais é do que a junção das diferentes fontes de energia que estão em oferta no país para serem captadas, como é feita sua distribuição e o uso delas nos comércios, indústrias e residências.

Sendo assim, a matriz energética traz a representação de quanto o país tem de energia disponível, qual é a origem podendo ser energias renováveis ou não renováveis.

 Matriz energética global

Matriz energética global
Matriz energética global

Em todo o mundo, a matriz energética mundial tem a maior parte de sua composição formada por fontes que não são renováveis, ou seja, os combustíveis fósseis que são:

  • Carvão Mineral: corresponde a 26,8% da energia usada no mundo.
  • Gás natural: 23,7% de toda a energia mundial é proveniente desse combustível
  • Petróleo: esse recurso é o líder, 29,5% de todo o mundo faz uso dele.

Matriz energética do Brasil

Matriz energética Brasileira

O Brasil por sua vez, é um país que tem como base a produção hidrelétrica, ou seja, uma fonte de energia que se renova. Em todo o território brasileiro são mais de mil usinas que são as responsáveis por gerar 90% de toda a energia elétrica que é produzida e consumida no Brasil.

No Brasil ainda, desde os anos 70, o etanol vem sendo produzido e utilizado como fonte de energia renovável. Atualmente, o etanol corresponde a 15% de todos os combustíveis que são usados em motores a combustão.

Quais são os principais recursos energéticos no Brasil?

Assim como em todo o mundo, o Brasil também viu o seu setor energético se modernizar e se desenvolver. Com isso, novos recursos energéticos foram incorporados à produção de energia elétrica do país.

Atualmente, os principais recursos energéticos usados em solo brasileiro são:

  • Energia hidroelétrica;
  • Carvão Mineral;
  • Petróleo;
  • Biocombustíveis;
  • Gás Natural;
  • Energia Nuclear.

É possível gerar a própria energia com recursos renováveis?

Sim, é possível gerar a própria energia elétrica fazendo uso de recursos que são renováveis.

A medida é benéfica não só para o meio ambiente como também para a pessoa, pois vê a conta paga a concessionária que presta o serviço reduzir de forma drástica.

Sem contar que, é possível ainda obter bônus dependendo da quantidade de energia que é produzida com os painéis fotovoltaicos instalados nas casas, comércios e indústrias.

De forma simples, os painéis que são instalados contam com tecnologias que são capazes de fazer tanto a captação da luz do sol como do calor e a partir disso promovem a geração de energia.

Conclusão

Quem quer economizar na conta de luz e ter uma fonte de energia que se renova?

Portanto, é uma alternativa frente às mais usadas, e é uma das energias renováveis e limpas que pode apostar na energia solar.

Entre os tipos de energia solar que existem no mercado estão:

  • Energia solar fotovoltaica: nela as placas captam a luz do sol e fazem a transformação gerando energia elétrica.
  • Energia solar térmica: neste caso, o calor do sol é empregado para esquentar a água
  • Energia heliotérmica: neste tipo de energia, o calor da radiação é usado gerando o vapor que serve de alimento para as turbinas que fazem a geração da eletricidade.

A pessoa que deseja contribuir com o meio ambiente e com o seu bolso deve apostar na energia que faz uso dos recursos renováveis.

No entanto, pesquisar uma empresa que presta esse tipo de serviço de forma segura e com o preço mais acessível é fundamental!

Logo, faça seu orçamento sem compromisso. Fale com nossos especialistas Provenner:

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima