Redução de custos: 7 estratégias para economia do seu negócio

A redução de custos é uma garantia de que a empresa pode passar por momentos de crise sem deixar de crescer. Afinal, quando o gestor sabe quais são os gastos e receitas da firma, a gestão financeira se torna algo mais prático no dia a dia e aumenta as chances de ganhar dinheiro.

Todavia, empresas jovens e que estão passando por processo de reformulação nem sempre entendem como diminuir os custos sem comprometer a qualidade do serviço prestado. 

Nesse sentido, o texto de hoje é para te ajudar. Confira agora quais são as 7 estratégias que podem trazer economia para o seu negócio e alavancar sua receita o quanto antes.

Redução de custos

Em primeiro lugar, ao dizer que está pensando em implementar uma redução de custos, isso quer dizer que uma série de ações serão feitas junto aos colaboradores para diminuir as despesas da organização. Ao mesmo tempo, tais alterações devem ser feitas respeitando as metas de crescimento do seu empreendimento para que não exista redução de receita ou surpresas na metade do processo que te obriguem a reavaliar a gestão.

Só para ilustrar, não basta trocar fornecedores ou matérias primas  de uma hora para a outra. Afinal, a prestação de serviços precisa ser idêntica à que acontecia antes do processo de diminuição de despesas ter começado para manter a excelência.

Assim, é preciso ter paciência e conhecer a rotina de cada área da sua empresa antes de iniciar os cortes de gastos.

Qual a importância da redução de custos nas empresas?

A fim de se manter competitivo, a redução de custos é uma estratégia fundamentalmente usada para manter um negócio em crescimento. Seja uma empresa pequena, seja uma grande franquia, os princípios de gestão financeira fazem parte do diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Sob o mesmo ponto de vista, a redução de custos amplia a capacidade de negociação de uma empresa. 

Nesse sentido, se aparece uma oportunidade para abrir uma filial em uma área com clientes em potencial ou é preciso investir em tecnologias para modernizar os processos de produção, tais atitudes podem ser feitas sem que a firma dependa de empréstimos a juros altos ou que contraia uma conta que deixe o caixa no vermelho no período seguinte.

Quando é necessário reduzir gastos?

De acordo com as bases da gestão financeira, a redução de custos deve acontecer quando o gestor enfrenta problemas para arcar com as despesas da empresa e vê suas reservas financeiras em risco.

Todavia, a redução pode fazer parte do negócio quando a empresa vai bem e existe o anseio de expansão.

Como evitar os desperdícios e reduzir custos na empresa?

Primeiramente, quem pensa em reduzir custos na empresa deve ter um bom planejamento. Consequentemente,  é possível evitar desperdícios quando se tem o controle de insumos, o que evita que itens sejam comprados além do necessário.

A troca de equipamentos por outros mais novos e que consomem menos energia também é uma forma prática de enxugar gastos durante o mês.

Orientar seus colaboradores a usar conscientemente recursos como água e optar por formas de energia renovável no Brasil para abastecer a firma também resulta na redução dos custos fixos a longo prazo.

Quais as 7 estratégias para reduzir gastos

  1. Não usar a renda da empresa para seus gastos pessoais

Surpreendentemente, há quem não tenha uma conta para a empresa e coloque todo o dinheiro das vendas em sua conta pessoal. Do mesmo modo, você acaba usando a receita para pagar gastos pessoais, como um passeio no feriado, por exemplo. Separar a renda da empresa é uma forma de ter controle financeiro.

  1. Investir em um sistema de gestão

Os sistemas de gestão são uma alternativa para organizar o fluxo de caixa da empresa sem gastos com papel. A informação online permite o acompanhamento do que acontece de modo remoto, em tempo real.

  1. Gerenciar o estoque da empresa

Entender o que a firma possui é uma estratégia para evitar compras desnecessárias. Para empresas que trabalham com materiais perecíveis, também é importante saber as datas de validade de cada item, para tentar usar esses insumos enquanto ainda estão em perfeitas condições, evitando seu descarte e uma nova compra.

  1. Reter os colaboradores sempre que possível 

Talvez você já saiba, talvez não, mas a rotatividade dos funcionários é uma forma de custos. Afinal, a cada demissão a rescisão do contrato exige pagamentos bem como o novo funcionário precisa de treinamento, uniforme e período de adaptação guiado por supervisores. Uma forma de equilíbrio financeiro é ter a mesma equipe o maior tempo possível.

  1. Tenha um planejamento de curto, médio e longo prazo 

Não dá para abraçar o mundo. Metas audaciosas necessitam tempo para virar realidade, por isso tenha planos divididos em períodos de tempo para mensurar os gastos de forma sustentável.

  1. Crie projeções para o futuro do negócio 

Quando a gestão financeira está sendo feita do jeito certo, você pode mensurar qual será o crescimento da empresa nos próximos meses. Para ficar tranquilo, faça projeções usando a realidade da empresa e use a economia feita com as soluções implementadas para momentos sazonais onde a queda de vendas pode acontecer.

  1. Use a energia solar para ter economia

Além de ser uma forma de energia limpa, a energia solar é uma garantia de que os custos fixos serão minimizados.

Sem dúvida, quando a energia fotovoltaica substitui a elétrica há redução de impostos, reaproveitamento da água da chuva e ainda é possível ganhar dinheiro.

Referência em projetos  de energia solar, a Provenner é expert em soluções para empresas de todos os tipos que vão reduzir sua conta de energia em até 75%. Inclusive, conheça a Legislação no Brasil sofre a energia solar.

Conclusão

Portanto, entender como fazer a redução de custos é um dos segredos dos empresários de sucesso. E que reinveste a economia no crescimento da empresa.

Como você leu aqui, existem muitas maneiras de tornar a gestão financeira algo prático e eficiente na vida empresarial.

Logo, da permanência dos funcionários até a instalação de painéis de energia solar, as formas de enxugar gastos e ter economia são diversas.

Coloque essas dicas no seu negócio e seja líder no seu segmento.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Rolar para cima